Palestra internacional – “Il ruolo delle tecnologie nello sviluppo del contesto inclusivo nella scuola italiana”

23/02/2023 09:52

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação promove na segunda-feira, 27 de fevereiro, uma Palestra Internacional com o professor Doutor Francesco Zambotti. O italiano, que possui Doutorado em Pedagogia Geral e Didática Geral, é responsável pela Área de Educação das Edições Erickson. Neste âmbito, é responsável pelo desenvolvimento das temáticas culturais da área e da ativação de colaborações com parceiros institucionais e privados, assim como pelo desenvolvimento de projetos editoriais e de formação. Colabora, juntamente aos responsáveis pela Pesquisa e Desenvolvimento Erickson, com os estudos de temáticas chave e com a participação em projetos científicos e culturais. É docente na Università degli Studi di Trento e na Libera Università di Bolzano sobre os temas da didática inclusiva e do uso das tecnologias didáticas para a inclusão.

A palestra intitulada “Il ruolo delle tecnologie nello sviluppo del contesto inclusivo nella scuola italiana” na tradução para o português “O papel das tecnologias no desenvolvimento do contexto inclusivo na escola italiana”, será parte da aula inaugural do Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação, e terá tradução simultânea da intérprete Prof.a Maria De Pieri Guarezi(instagram: @depieriguarezi / e-mail: mariadepierigrz@gmail.com). Além disso, a ação terá caráter hibrido, sendo presencial na sala 106, do bloca A, da unidade Jardim das Avenidas do Campus Araranguá da UFSC, e online no canal do Youtube da UFSC Araranguá: www.youtube.com/ufsccampusararangua

Programação:
15h – Abertura – Coordenação do PPGTIC – Prof. Dr. Giovani M. Lunardi
15h05min – Participação da Direção do Campus/CTS e PROPG/UFSC
15h10min – Apresentação da Edizioni Centro Studi Erickson S.p.A./Trento/Itália – Presidente Giorgio Dossi
15h20min – Palestra Prof. Dr. Francesco Zambotti – “Il ruolo delle tecnologie nello sviluppo del contesto inclusivo nella scuola italiana”/“O papel das tecnologias no desenvolvimento do contexto na escola italiana”.
16h – Encerramento.

Devido a questões de conectivas, dúvidas devem ser enviadas ao e-mail: giovanilunardi@unir.br

A realização é do PPGTIC junto com o instituto Erickson com o apoio da UFSC Araranguá, Laboratório de Experimentação Remota – RexLab, Laboratório de Tecnologias Inclusivas e Inovação Social, Grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento-PPGEGC/UFSC, LABMÍDIA – Laboratório de Mídia e Conhecimento – PPGTIC/UFSC, UDESC/FAED/PPGE, PPGE/FAED/UDESC e Laboratório de Tecnologia Assistiva (Labta) – IFSC/S.CGrupo de Pesquisa e Estudos em Acessibilidade e Tecnologia Assistiva (GPEATA) – IFSC/S.C