Projeto PAEI – Plataforma Virtual Colaborativa para Gestão da Escolarização e do Processo de Ensino-Aprendizagem da Educação Inclusiva

30/06/2019 11:25

Título: Inovação Inclusiva na Educação EspecialPlataforma Virtual Colaborativa “Gestão da Escolarização e do Processo de Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva”

Equipe:

Prof. Dr. Giovani Mendonça Lunardi  (UFSC/Campus Araranguá/SC/PPGTIC)

Mestranda Vanderléia Benedet Réus (UFSC/Campus Araranguá/SC/PPGTIC)

Acadêmica Talita Gregory  Nunes Freire – Bolsista PIBIC/UFSC/CNPq – TIC/CTS/ARA/UFSC

Este projeto de pesquisa e inovação tecnológica visa a partir da investigação científica a construção e disponibilização de plataforma virtual colaborativa para gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na Educação Inclusiva. A sociedade brasileira atualmente está constitucionalmente vinculada ao ideal de universalização do acesso à educação para todas as camadas da população. Nesta universalização, mais especificamente, para pessoas com deficiências, percebe-se uma nítida dificuldade em acompanhar todo processo de escolarização e inclusão educacional, desde a definição da metodologia de ensino a ser aplicada, estrutura didática e curricular até a avaliação da aprendizagem. Ou seja, estamos vivenciando o paradigma da inclusão com  todas as suas alteridades, mas sem possuirmos ferramentas de acompanhamento da real efetividade da relação ensino-aprendizagem. Neste sentido, este projeto  propõe o desenvolvimento desta plataforma virtual colaborativa para contribuir na gestão educacional inclusiva.