I Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo – Tecnologias Digitais e Educação em Direitos Humanos

12/03/2018 18:44

http://escolamundo.ufsc.br/pt-br/evento/

 

Educação para os direitos humanos em debate na UFSC
Universidade recebe pesquisadores de todo Brasil e exterior em evento gratuito e aberto ao público
Entre os dias 26 e 29 de março, acontece na Universidade Federal de Santa Catarina o I Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadãO tema do seminário é a educação em direitos humanos, a partir da perspectiva da ética hacker – que se baseia nos princípios da colaboração, compartilhamento, descentralização e de preocupação com um mundo melhor.
O evento tem os seguintes destaques, todos abertos ao público:
 
– Conferência com  Nelson Pretto (Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação)

Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Pretto é um dos expoentes nacionais nas reflexões por uma educação orientada por práticas colaborativas e de uma ciência aberta e cidadã.

Dia: 26 de março

Horário: 09h

Local: Auditório do EFI

– Mesa redonda 1: Os desafios da escola na educação aberta

Antonio Bartolomé (UB/Espanha)

Josalba Ramalho Vieira (Colégio Aplicação/UFSC)

Cristina Kavalkievicz (Sec. Municipal de Educação, Lauro de Freitas/BA)

Moderador: Nelson Pretto (UFBA)

Dia: 27 de março

Horário: 09h

Local: Auditório EFI

– Mesa redonda 2: Direitos Humanos e formação para a cidadania

Fábio Goveia (UFES)

Fernanda Lapa (IDDH/Univille)

Marianita Pereira (Sec. Municipal de Educação, Joinville/SC)

Moderadora: Andrea Lapa (UFSC)

Dia: 28 de março

Horário: 09h

Local: Auditório do EFI

–  Conferência internacional com Antonio Bartolomé (Universidade de Barcelona): Blockchains para una Educación Abierta: ¿Oportunidad o Amenaza?”

Professor titular da Universidade de Barcelona (desde 1988). Catedrático de Universidade (Aneca, 2010) de Investigação avançada. Diretor do Instituto de Investigação em Educação da Universidade de Barcelona (desde 2016).

Dia:  28 de março

Horário: 19h

Local: Auditório do EFI

Sobre o I Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã

O Seminário articula direitos humanos e cultura colaborativa para refletir sobre os desafios e possibilidades que se apresentam para a educação na conjuntura da cultura digital.

O evento é uma ação multidisciplinar, nacional e internacional, que contempla reflexões sobre  Escola hacker/educação hacker; educação para a cidadania
e direitos humanos na cultura digital; formação de Professores; políticas públicas em educação e institucionalização (da educação hacker em DH); e uso e
desenvolvimento de Ferramentas digitais da educação hacker.

A proposta deste seminário é, a partir de uma perspectiva crítica, constituir um espaço para debates e trocas de experiência, de diálogo acerca de espaços inovadores para a formação cidadã, assim como, discutir  políticas públicas de combate às desigualdades produzidas e reproduzidas, principalmente no sistema educacional.

O encontro dos especialistas que irão compor a programação do evento fundará as bases para um projeto de investigação, a ser desenvolvido pelos próximos três anos, que tem por objetivo a aproximação universidade-escola para problematizar os desafios da educação na atualidade e encontrar, na integração de TIC e em uma ação de residência docente em escolas, um novo paradigma para a educação contemporânea.

Realização: UFSC e UFBA; Apoio: Fapesc e CNPq

Site do Evento: escolamundo.ufsc.br/evento