Conectividade móvel é essencial para a vida dos refugiados, diz relatório

24/09/2016 13:29

http://www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/conectividade-movel-e-essencial-para-a-vida-dos-refugiados-diz-relatorio/

Relatório em pdf:  http://www.unhcr.org/5770d43c4

Como levar internet para lugares remotos: http://www.fundap.sp.gov.br/inovaday-discute-como-levar-internet-a-locais-remotos-e-a-situacao-dos-refugiados/

 

Novo estudo realizado pelo ACNUR e pela Accenture conclui que celulares e internet são essenciais para garantir a segurança de refugiados e seu acesso a alimentos, abrigo e água.

Um jovem refugiado sul sudanês tenta ter um sinal em seu celular no campo de Nyumanz, em Adjumani, na região norte de Uganda. © ACNUR/ Frederic Noy

Genebra, Suíça, 23 de setembro de 2016 (ACNUR) – Além de ser essencial para se manter em contato com pessoas queridas, muitos refugiados encaram o acesso a um telefone celular e a internet como sendo crucial para garantir sua segurança e acessar alimentos, água e abrigo, de acordo com um novo relatório produzido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e pela empresa Accenture.

O relatório “Refugiados conectados: como a internet e a conectividade móvel podem melhorar o bem-estar dos refugiados e transformar iniciativas humanitárias” se baseia em uma pesquisa realizada em 44 países, nos quatro continentes. O relatório evidencia que, para muitos refugiados, um dispositivo com conectividade é tanto uma ferramenta de salvação como também fundamental para a auto-capacitação.

“No mundo em que vivemos hoje, conexão à internet e smartphones podem se tornar uma ferramenta de salvação para os refugiados”

O estudo constata que, embora a acessibilidade seja muitas vezes uma barreira para a conectividade, os refugiados que vivem em áreas urbanas tendem a ter acesso semelhante às redes móveis assim como outras populações urbanas. Mas para refugiados em localidades rurais a situação é muito diferente, exite apenas um a cada seis refugiados localizados em áreas rurais com acesso a 3G, e um em cada cinco não tem nenhuma cobertura móvel – um número significativamente menor em comparação com a população em geral.

A refugiada síria Bushra mostra ao seu filho imagens e mensagens de texto de seu pai, que deixou o local há alguns meses em direção a Europa. © ACNUR/ Tanya Habjouqa

“No mundo em que vivemos hoje, conexão à internet e smart phones podem se tornar uma ferramenta de salvação para os refugiados, um meio primordial para compartilhar informações vitais, comunicar-se com membros de famílias separadas, ter acesso à serviços essenciais e reconectar-se com as comunidades locais, nacionais e globais que os envolvem”, disse Filippo Grandi, o Alto Comissário da ONU para os Refugiados.

“Mais importante ainda, a conectividade pode ajudar a ampliar as oportunidades para que os refugiados tenham novas perspectivas para suas vidas e busquem construir um futuro que, sem este meio, não seria possível”, acrescentou.

“A conectividade pode ajudar a ampliar as oportunidades para que os refugiados tenham novas perspectivas para suas vidas” 

Os resultados vêm em um momento em que as guerras e perseguições tiraram mais pessoas de suas casas do que em qualquer outro momento, desde que a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) começou a fazer esses registros. No final de 2015, 65,3 milhões de pessoas foram deslocadas em todo o mundo, dos quais 21,3 milhões eram refugiados.

Diante de uma necessidade urgente, o estudo recomenda investimentos adicionais em três áreas principais que, juntas, formam a base de uma nova Estratégia Global do ACNUR para a Conectividade dos Refugiados. Estas áreas incluem o aumento da disponibilidade de redes móveis, a melhora da acessibilidade e fornecimento dos meios de acesso à formação, conteúdos e serviços digitais.

O relatório também identifica uma série de intervenções estratégicas para ajudar a garantir a conectividade, como a parceria com operadores de redes móveis e outras tecnologias e empresas de comunicação para melhorar a infraestrutura, propiciando investimentos dirigidos a esses serviços, permitindo um ambiente e um sistema para a prestação de serviços digital.

“Um ponto especialmente crítico para o sucesso dessa operação será o envolvimento do setor privado, especialmente as empresas de tecnologia e operadoras de redes móveis. A empresa Accenture é particularmente otimista sobre o potencial do ACNUR e da comunidade humanitária em trabalhar em conjunto com o setor privado para melhorar o bem-estar das pessoas deslocadas de forma forçada através da melhoria de conectividade”, disse Dan London, chefe executivo do setor de saúde e serviço público da Accenture.

“Parcerias do setor privado são essenciais para escalar globalmente as intervenções de conectividade” 

A Accenture é uma empresa líder de serviços profissionais globais, fornecendo uma ampla gama de serviços e soluções em estratégia, consultoria digital, tecnologia e operações.

Baseando-se no modelo de negócio da Parceria de Desenvolvimento Accenture (ADP, sigla em inglês), o relatório também identifica maneiras de envolver o setor privado para resolver o desafio da conectividade, incentivando parcerias criativas e investimentos inteligentes. A ADP aproveita as capacidades e experiência globais da Accenture para impactar de forma positiva a vida das pessoas no mundo em desenvolvimento.

“Parcerias do setor privado são essenciais para escalar globalmente as intervenções de conectividade”, disse Roger Ford, diretor ADP. “As empresas e corporações trazem alcance global, modelos de negócios inovadores, experiência nas indústrias de comunicações e telecomunicações, relações com os reguladores do governo e os recursos financeiros e humanos, dos quais serão fundamentais para conectar população de refugiados do mundo”.