Projeto Inclusão Digital Indígena já alcançou 11 aldeias

10/12/2015 23:53

O Projeto Inclusão Digital Indígena Nacional garantiu a formação, até março de 2016, de mais de 300 jovens em cursos de informática e produção audiovisual. Financiado pelo Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Inclusão Digital, e desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a iniciativa já alcançou 11 aldeias no País, selecionadas por já possuírem escolas estaduais com redes de internet instaladas.

Os resultados alcançados nos quatro anos do programa foram apresentados esta semana ao secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Francisco Ibiapina.

De acordo com Rafael Poddixi, um dos articuladores do projeto, a adesão da juventude indígena tem aumentado ao longo dos anos, com a capacitação continuada em novas tecnologias. “A circulação do conteúdo produzido na internet é um fator que motiva os alunos”, destacou.

Com o sucesso, a ação transformou-se, então, numa política de comunicação que permite aos participantes narrar suas histórias e difundir sua cultura com produções audiovisuais, a partir de vídeos, ensaios fotográficos e relatórios. “Esse conceito já vem crescendo mundialmente e já está consolidado em países como Austrália, Canadá, Bolívia, Equador e, recentemente, na Argentina”, completou.

Poddixi complementa que a medida também é importante para a valorização e preservação das culturas indígenas, além de possibilitar geração de renda para essas comunidades, respeitando a forma de organização de cada uma. “O mais importante é garantir que essas medidas não ocorram de forma isolada, mas que constituam pontos integrados”, concluiu. Ao todo são cinco cinco etnias (Tembé, Kaigang, Guarani, Tupiniquim, Apib), atendidas nos Estados do Pará, São Paulo, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal.