17ª Sepex conta com atividades de coletivos de intervenção social

04/10/2018 15:16

A 17ª  Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex), que ocorre de 18 a 20 de outubro de 2018, contará com atividades de coletivos de intervenção social. Para participar do I Seminário de Utopias em Ação no Sul (Sultopias) é necessária inscrição prévia. Confira, abaixo, mais informações sobre esse evento e sobre a atividade Floripa, Cidade Utópica.

Sultopias

O I Seminário de Utopias em Ação no Sul (Sultopias) reunirá ativistas e intelectuais de diversas áreas para discutir, compartilhar e fortalecer as utopias a que nos dedicamos. O evento acolherá experiências de práticas utópicas e análises intelectuais do conceito, conformando um espaço de conversa e criação dedicado a catalisar as transformações social e epistemológica hoje em curso.

Afastando-se da cisão disciplinar, a perspectiva do evento acolherá uma mistura de sociologia, antropologia, psicologia, filosofia, artes, política, magia, militância, experiências não-acadêmicas, práticas utópicas – entendidas como a diversidade de coletivos, comunidades, redes, iniciativas que demonstram a possibilidade de distintos modos de existência. Consteladas, as múltiplas abordagens terão parte na construção do presente utópico, que é criado conforme o testemunhamos.

A iniciativa do Sultopias é do Laboratório da Utopia (Luta), projeto de pesquisa e extensão vinculado ao Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), do departamento de Sociologia Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Luta identifica, sistematiza e dissemina experiências utópicas – que escapam ao modelo dominante e criam outros modos de vida – e, como indispensável complemento, está atento à iminência de novas formas de conhecer, novos jeitos de pensar o pensamento e excedê-lo.

O seminário é gratuito e aberto à comunidade. A obtenção de certificados de participação, contudo, depende de inscrição prévia (e da frequência a pelo menos dois terços das atividades). Há vagas para 150 participantes com direito a certificado.

Floripa, Cidade Utópica

Um encontro das iniciativas que se dedicam a reinventar o mundo e a tornar Florianópolis um lugar melhor de se viver. Em sua segunda edição, “Floripa, Cidade Utópica” reunirá dezenas de coletivos, movimentos sociais e pessoas que trabalham para melhorar a cidade e a vida das pessoas que moram nela, oferecendo alternativas às formas de se locomover, produzir, conviver, alimentar, entreter, aprender, comprar, descartar, usar o espaço urbano, informar, organizar, relacionar-se.

A cidade tem inúmeras organizações com tais objetivos, nem sempre conhecidas pela maior parte da população. O evento será um espaço de conexão dos coletivos uns com os outros e com habitantes de Florianópolis, para ampliar o alcance das iniciativas e proporcionar uma frutífera troca de experiências. Além da mostra, teremos uma programação com discussões, música e teatro, além de banquinhas com comidas e atividades culturais.

A iniciativa do Floripa, Cidade Utópica também pertence ao Laboratório da Utopia (Luta), projeto de pesquisa e extensão vinculado ao Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), do departamento de Sociologia Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para este evento não é necessária inscrição prévia.

Mais informações no link.

A programação completa da Sepex está disponível no site http://sepex.ufsc.br/.