O aplicativo de empreendedoras e empreendedores negros.

20/11/2016 19:43

http://www.kilombu.com/

O aplicativoKilombu

  A proposta é simples. Pretendemos unir duas pontas: A primeira ponta são as empreendedoras e os empreendedores em sua diversidade de atuação. Estes podem ser: trançadeiras, turbanteiros, pedreiros, escritores, donos de lojas e etc.; Na outra ponta, temos os consumidores interessados em usar um serviço ou produto feito, comercializado ou distribuído por nossos anunciantes.

Uma iniciativa como esta, se mostra providencial, quando observamos a situação do afroempreendedor brasileiro, evidenciada em notíciaveiculada pelo portal de notícias G1: “Dados processados pelo Sebrae a partir da PNAD 2013 revelam a distinção entre empresários negros e brancos. Enquanto 78% dos empreendedores declarados brancos são empregadores, entre os negros o número corresponde a 9%. Os demais (91%) são classificados como empresários por conta própria – aqueles que trabalham sozinhos ou com sócio, mas não contam com empregados remunerados.”.

Por essa razão, pretendemos potencializar empreendedores negros tornando-os ainda mais qualificados em suas zonas de atuação a fim de promover uma maior igualdade de oportunidades. O Kilombu é, portanto, uma ação afirmativa, que objetiva ajudar a construir uma sociedade mais plurarista.
“As ações afirmativas no Brasil partem do conceito de equidade expresso na constituição, que significa tratar os desiguais de forma desigual, isto é, oferecer estímulos a todos aqueles que não tiveram igualdade de oportunidade devido a discriminação e racismo” conforme consta no site da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Ações como esta possuem um caráter temporário, atuando enquanto perdurem as desigualdades.
Vale ressaltar que “em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade que as ações afirmativas são constitucionais e políticas essenciais para a redução de desigualdades e discriminações existentes no país” ainda segundo informações disponibilizadas pela SEPPIR.