Inovação e Empreendedorismo Social

06/11/2016 20:03

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/11/santa-catarina-tem-144-mil-pessoas-envolvidas-com-empreendedorismo-social-8141533.html

A comunidade online da organização Social Good Brasil conta com 180 mil pessoas cadastradas em todo o país. As lideranças estimam que 80% sejam radicadas em Santa Catarina, Estado cuja capital é o berço da rede. Inspirar, conectar e apoiar indivíduos e organizações no uso de tecnologias, novas mídias e comportamento inovador na solução de problemas da sociedade é o objetivo da quinta edição do festival Social Good Brasil, que começa hoje e vai até sábado (confira a programação abaixo) na Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (Acate), além de fortalecer ainda mais a região como polo dos negócios de impacto.

A diretora-executiva do evento, Carolina de Andrade, reforça tal vocação do Estado. Para a especialista em inovação, há, inclusive, uma nova leva de empreendedorismo social em curso.

— As pessoas estão buscando mais propósito em suas vidas, e também mais flexibilidade. A tecnologia está mudando os formatos de trabalho, reduzindo custos de transação pela internet, criando novas carreiras e, de maneira geral, acelerando a inovação social, que está ligada principalmente a novos comportamentos e modelos mentais — explica.

Um dos principais atores nesse processo, o voluntário também está mudando. Conforme a presidente do Instituto Voluntários em Ação, Fernanda Bornhausen Sá, que também idealizou há cinco anos o Social Good Brasil, há um desejo pelo protagonismo social.

— Trabalhamos com um novo tipo de voluntário, que está bem capacitado para o uso de tecnologias e novas mídias. São muitas as pessoas que fazem voluntariado a partir do seu próprio computador. Na verdade, são mais de 1 milhão de pessoas mobilizadas em todo o mundo, principalmente em torno das próprias ideias ou trabalhando em conjunto — define.

Esse trabalho em rede é a grande aposta da gerente-executiva do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis, Mariane Maier Nunes, que atua com cerca de 300 pessoas na região da Capital que têm interesse em gerar impacto social nas mais diversas áreas – criança e adolescente, animal, saúde e educação, principalmente.

Diretora-executiva do Social Good Brasil dá quatro dicas para você se tornar um empreendedor social

Social e rentável ao mesmo tempo

Além de contemplar novos estilos de vida, que almejam a transformação do mundo, os projetos sociais dão conta de garantir a sustentabilidade empresarial. Isso porque podem ser rentáveis, desde que alinhados aos modelos de negócio. Desde 2015, a Semente Negócios, que desenvolve o Programa de Apoio a Negócios de Impacto Social junto ao Sebrae, já atendeu 200 empresas — todas de Florianópolis.

— Já vamos para a quarta turma de capacitação. Os principais desafios são gerar valor concreto para o mercado, assim como qualquer outra empresa, além de mensurar o impacto causado e conseguir comunicar isso — detalha o sócio da consultoria, Juliano Trevizan.

O vice-presidente de Mercado da Acate, Silvio Kotujansky, que também é mentor dos laboratórios de inovação do Social Good Brasil, destaca a possibilidade de se mudar o mundo e ganhar dinheiro.

—  O empreendedor social talvez não tenha a pretensão de ficar rico, mas tem que ser sustentável para dar continuidade, ampliar e atingir mais pessoas. O segredo é buscar o modelo de negócios adequado — sugere.

Ele também explica por que é mais fácil que startups sejam sustentáveis socialmente quando comparadas às empresas tradicionais.

— Há vários fatores que influenciam no sucesso de projetos de inovação social. Dois deles estão ligados às empresas de tecnologia: verticalização, que faz com que soluções sejam canalizadas para mercados-alvo, e escalabilidade, que garante que as ideias atinjam maior número de pessoas. Mas também há movimento de adequação das empresas tradicionais. Exemplos são aquelas um pra um: a cada venda, uma doação é feita.

Aplicativo de segurança colaborativa que conecta pessoas para formar redes de segurança para, juntas, prevenir crimes e pedir socorro em situações de emergência, seja no âmbito pessoal ou comunitário. Site: www.kundi.com.br

Software capaz de gerar receita médica pautada em design de informação e pictogramas criados e validados para a realidade brasileira. A solução oferece cinco vezes mais entendimento ao paciente. Letras de Médico (2015): 

 

Serviço online de dicas e sugestões de atividades que ajuda professores dos anos iniciais do ensino fundamental a preparar aulas mais criativas e de forma mais rápida. No serviço, um educador elabora atividades ou dicas de acordo com as necessidades de cada professor, ajudando-o a implementá-las na sala de aula, reduzindo tempo e esforço. http://professorassistente.com/

 

Canal direto para o estudante de escola pública pedir o que quiser aprender além do currículo obrigatório e a sociedade saber como participar. Leva para as escolas conteúdos adicionais como fotografia, quadrinhos, cerâmica e palestra contra machismo, mas também outros frutos como autoestima e conexões com o mundo real. Quero na Escola: (2015):